agosto/2020

Azambuja - Brusque
A arquidiocese de Florianópolis, através do Santuário de Azambuja, promoverá nos próximos dias 18 e 19 de agosto a tradicional Festa de Nossa Senhora de Azambuja na cidade de Brusque.

O local recebe milhares de peregrinos ao longo de todo o ano, mas especialmente nesta data o Santuário acolhe aproximadamente 50 mil fiéis, vindos de várias regiões do estado e de outras localidades do Brasil.
A festa é celebrada todos os anos no 3º Domingo de agosto, desde o ano de 1985, com a devida anuência da Santa Sé, de Roma e também devido à lei dos feriados em todo o Brasil, que retirou o dia 15 como feriado.

A primeira Festa de Nossa Senhora de Azambuja aconteceu no ano de 1900. Mas a história de Azambuja nasceu com a chegada de imigrantes italianos a Brusque, no final de 1875. A fonte de água natural da atual Gruta de Azambuja motivou os imigrantes a definirem o local de sua tradicional devoção a Nossa Senhora. Foi um gesto de fé, de humildade e esperança, e foram envolvidos pelo silêncio e o mistério da mata virgem, diante de uma fonte de água em terra estranha, que rezaram a sua primeira Ave-Maria.

A Gruta de Azambuja, desde o começo até os dias de hoje tem sido vista com muito carinho pelo povo de Brusque e pelos milhares de peregrinos que lá buscam paz, saúde e graças. “Um lugar escolhido por Deus para manifestar de modo especial sua ação em favor de seus filhos e filhas”.

Foi com esta motivação religiosa que em 1885 foi construída a primeira capela no local, com 6 metros de comprimento por 3 metros de largura. Sobre o altar um quadro de Nossa Senhora trazido diretamente da Itália. Este quadro original encontra-se hoje no acervo de arte sacra do Museu de Azambuja. Com o passar dos anos, o local se tornou uma comunidade de fé, com um centro de peregrinação (Santuário, Gruta e Morro do Rosário), um seminário, um asilo, um hospital e um espaço cultural.

Visitando Azambuja se percebe que é muito mais do que um Santuário que acolhe peregrinos e realiza a festa de Nossa Senhora. É, principalmente uma comunidade de fé, um centro de peregrinação (Santuário – Gruta – Morro do Rosário), um espaço cultural (Museu), um centro de formação e educação (Seminário), uma valorização da terceira idade (Asilo) e um trabalho permanente em favor da vida (Hospital).

O Hotel Monthez fica próximo a este evento, apenas 10 minutos de carro, venha se hospedar conosco e aproveite esta festa. Consulte nossas tarifas especiais para este período.

Outros eventos na região