Monthez Sustentável



Preocupados com o futuro e em busca de soluções sustentáveis, o Monthez Hotel investiu em energia solar, em um projeto sendo um dos maiores conjuntos de geradores fotovoltaicos, de Geração Distribuída de Santa Catarina. O objetivo foi tornar o hotel, um dos mais tradicionais de Brusque, autossuficiente na produção de energia elétrica através da instalação de 1280 módulos fotovoltaicos, totalizando uma potência de 422,4kWp, o que representa cerca de 90% do consumo total mensal.



A energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. O funcionamento da energia solar se dá pelo efeito fotovoltaico: os painéis solares coletam a luz do sol e geram energia elétrica que é levada até o inversor solar, onde ocorre a conversão do tipo de corrente (de contínua para alternada) e então a energia é distribuída para a rede.

O hotel recebe energia através de autoconsumo remoto, o parque de painéis solares está localizado em outro local na cidade de Navegantes, para preservar a arquitetura do hotel. Com este projeto, o Monthez deixa de emitir mais de 2 toneladas de CO2, por mês, na atmosfera.